Início / Circuito das Águas / Circuito das Frutas de SP: Turismo rural, festas e paisagens com qualidade de vida
Vista da Pedra Grande, em Atibaia-SP - foto: Divulgação

Circuito das Frutas de SP: Turismo rural, festas e paisagens com qualidade de vida

O Circuito das Frutas é formado por 10 cidades do interior do estado de São Paulo que, famosas pela produção de frutas e outros produtos rurais, se uniram para formar um circuito turístico que explora as paisagens, a vida rural e as festas tradicionais.

 

As cidades são boas opções para quem quer viagens curtas e rápidas de final de semana para perto da capital paulista.

As 10 cidades do interior de SP que formam o circuito são Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. Veja abaixo as atrações das cidades turísticas do Circuito das Frutas.

Juntas, essas cidades formam um mosaico vibrante de paisagens, tradições e sabores do interior, oferecendo roteiroa turísiticoa e gastronômicos para os mais variados desejos dos turistas.

O Circuito das Frutas é uma ótima sugestão para quem quer fazer turismo rural perto de São Paulo. Conta com propriedades e fazendas que servem ao público que quer contato com a natureza e atividades rurais nos finais de semana e nos principais feriados.

As cidades do Circuito das Frutas são bem fáceis de chegar para quem sai de São Paulo, capital, sendo ótimas opções de viagem de final de semana para famílias com crianças, pessoas da terceira idade e também para casais.

Para atrair turistas e viajantes, as cidades contam com boa estrutura, com hotéis, pousadas, além de hotéis-fazenda e resorts, muitos restaurantes, parques, mirantes, trilhas ecológicas…

Entre as delícias, estão as frutas, principalmente caqui, figo, goiaba, morango, pêssego e uva, e produtos de fazenda, como , como geleias, sucos, vinhos, cachaças, queijos, biscoitos e doces artesanais.

Atividades rurais e no meio da natureza, como cavalgadas, trilhas de bike e caminhadas, cachoeiras e cavernas também estão entre as atrações das cidades turísticas do Circuito das Frutas.

As cidades do Circuito das Frutas paulista estão entre as cidades brasileiras com maior qualidade de vida, que vão além das belas paisagens e do clima agradável: são bem servidas por rodovias e estradas, possuem faculdades e escolas de prestígio e têm bons níveis de desenvolvimento humano.

Por causa disso, muitas pessoas procuram terrenos e chácaras para comprar no interior paulista, ou mesmo alugam casas por temporada para ficar mais tempo nessas cidades.

É comum pessoas que trabalham em São Paulo, capital, comprar terrenos e construir nessas cidades do interior ou nos arredores, por exemplo, ou comprar chácaras para passar o final de semana, temporada de férias ou feriados.

Atibaia – 64 km de São Paulo

Atibaia é uma grande produtora de morango e de flores. Todos os anos, essa cidade pertinho da capital paulista realiza a Festa do Morango e a Festa das Flores.

Para os amantes da natureza, Atibaia se destaca com a Pedra Grande, um maciço rochoso a quase 1.500 metros de altitude.

A Pedra Grande é um dos principais pontos para os amantes do voo livre perto de São Paulo e conta até com uma rampa natural de asa-delta.

A Pedra Grande de Atibaia também atrai por causa das trilhas para fazer caminhadas, dos lugares para andar de bike perto de SP e das paisagens.

Em dias de boa visibilidade, do alto da Pedra Grande, dá para ver muitas cidades da região do interior paulista e paisagens da Serra da Mantiqueira.

Pontos culminantes de referência, como o Pico do Jaraguá em São Paulo, a Serra do Japi, em Jundiaí, o Pico do Lopo em Extrema-MG e o Pico do Selado em Monte Verde-MG, também podem ser vistos.

O clima de Atibaia é reconhecido mundialmente e deu à cidade o apelido de Suíca Brasileira.

Indaiatuba – 90 km de São Paulo

Uma bonita cidade com topografia plana, que facilita o passeio de bicicleta em belas avenidas, Indaiatuba é conhecida como Cidade do Sol.

A produção de frutas como uvas e acerola se destaca em Indaiatuba, que tem uma grande comunidade suíça que realiza a Festa da Tradição, um dos destaques do calendário da cidade.

Itatiba – 80 km de São Paulo

Itatiba, a Princesa da Colina, tem forte presença italiana e se destaca como produtra de caqui.

Além das belezas naturais de suas colinas, Itatiba é famosa no Brasil inteiro por sua produção de móveis, com várias lojas e empresas do setor.

Itupeva – 60 km de São Paulo

Uma pequena cidade que tem uma grande área rural e se destaca na produção de pêssegos, morangos e uvas. Produtos rurais como mel e cachaça também são produzidos com muita qualidade em Itupeva, que realiza todos os anos sua Festa da Uva.

Jarinu – 76 km de São Paulo

Jarinu é uma bucólica cidade, com muitas atrações para quem quer tranquilidade e aproveitar as atrações do turismo rural perto de São Paulo.

No caminho das expedições bandeirantes, a cidade na Serra da Mantiqueira guarda atrações históricas, como o Casarão Terra Brasil, casarão que serviu de apoio a expediçõe.

Jarinu produz morangos, pêssegos e ameixa, dentre outras frutas. Realiza anualmente a Festas da Ameixa, em dezembro, e a Festa do morango, no mês de junho.

Jundiaí – 60 km de São Paulo

A Terra da Uva é famosa pelos vinhedos que produzem, especialmente, a uva niágara rosada. Jundiaí é a maior produtora desse tipo de uva no Brasil e também tem grande produção de morango e pêssego, entre outras frutas.

A cidade, agraciada com as belezas naturais da Serra do Japi, tem forte influência de imigrantes europeus e realiza a as Festas do morango e da Uva, além da Festa De La Colônia Italiana.

As vinícolas de Jundiaí são uma boa opção para conhecer em uma viagem bate e volta de São Paulo.

Louveira – 72 km de São Paulo

Um ótimo destino de turismo rural que se destaca pela produção de uvas, entre outros produtos, Louveira é uma cidade tranquila e bonita para relaxar perto de São Paulo.

Morungaba – 103 km de São Paulo

Ao pé da Serra das Cabras, Morungaba é uma cidade charmosa e tranquila, com boas opções de vida noturna.

Perto de Sousas e Joaquim Egídio, a cidade é um ótimo ponto de partida para conhecer algumas das melhores trilhas de bike perto de SP, como a que leva ao Pico das Cabras, o ponto mais alto de Campinas, e a trilha de bike da Bocaina, que mistura cenários e traçados diferentes e é uma boa opção para iniciantes em mountain bike.

Valinhos – 82 km de São Paulo

Valinhos realiza uma das maiores festas do Circuito das Frutas e também uma das mais tradicionais festas do interior do estado de São Paulo, a Festa do Figo e Expo Goiaba.

Valinhos é colada a Campinas e pertinho do Aeroporto Internacional de Viracopos.

Vinhedo – 75 km de São Paulo

Vinhedo, cidade vizinha de Valinhos, é uma cidade cheia de charme, com ótima qualidade de vida, gastronomia variada e vida noturna com muitas opções de lazer.

Vinhedo atrai muitas pessoas de São Paulo, que procuram terrenos, chácaras e casas em condomínios de Vinhedo para comprar.

A Festa da Uva de Vinhedo é uma das mais prestigiadas do calendário de festas do Circuito das Frutas.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *