Início / Campos do Jordão / Viagens de inverno: Monte Verde ou Campos do Jordão?

Viagens de inverno: Monte Verde ou Campos do Jordão?

Com as temperaturas baixando e o mês de julho chegando, muitas cidades perto de São Paulo lançam a programação dos Festivais de Inverno.

Os Festivais de Inverno de Campos do Jordão-SP e de Monte Verde-MG, lugares pertinho de São Paulo e vizinhos na Serra da Mantiqueira, são bons indicadores de como são esses lugares mais bonitos para viajar no inverno.

Enquanto o Festival de Inverno de Campos tem como foco a sofisticada música clássica, o Festival de Inverno de Monte Verde tem como foco a música brasileira e apresentações que valorizam a cultura do interior da Mantiqueira.

– Veja mais lugares para viajar em julho perto de São Paulo

Abaixo, vamos falar um pouco mais de cada um dos festivais de inverno em julho, assim você pode escolher para onde viajar pertinho de SP na temporada de inverno e fugir do clima seco e ar poluído que costuma abater a capital paulista no inverno.

FESTIVAL DE CAMPOS DO JORDÃO

Campos do Jordão, nas montanhas da Serra da Mantiqueira, o lugar para viajar no inverno perto de São Paulo mais famoso, já lançou a programação do Festival de Inverno de Campos do Jordão. O Festival de Campos é o principal evento de música erudita da América Latina.

A data do Festival de Inverno de Campos do Jordão é de julho a agosto.

A abertura do festival de inverno em Campos é ao meio-dia,  Praça do Capivari, o principal centro turístico de Campos do Jordão.

– Onde ficar em Campos do Jordão?

O 46.º Festival de Campos de Jordão conta com 75 concertos na programação e o principal destaque do festival, que acontece no mês de julho e começo de agosto, são os instrumentos de corda, como o violão. Esse tipo de instrumento não é tão comum em apresentações de música clássica e erudita.

Outra atração que Campos do Jordão recebe na temporada de inverno é o Shopping Market Plaza temporada de inverno. O shopping conta com várias grifes de luxo nada baratas, além de passeio para bebês e cachorros.

Mas muito melhor de ver em Campos do Jordão em julho são as paisagens na natureza, como o Complexo Pedra do Baú e o Morro do Elefante, a 1800 metros de altura, por onde se chega por um charmoso teleférico.

Festival de Inverno de Monte Verde

Do lado de Campos do Jordão, mas já nas montanhas do interior do estado de Minas Gerais, fica a vila de Monte Verde, na cidade de Camanducaia.

– Onde ficar em Monte Verde em julho: pousadas para o inverno

O Festival de Inverno de Monte Verde acontece no mês de julho com uma proposta de identidade própria bem interessante, apostando em coisas mais tradicionais da cultura do interior que o festival de Campos.

Em Monte Verde, o Festival de Inverno é mais bucólico, com apresentações de danças folclóricas e música brasileira que olha para a cultura do interior de Minas e para a cultura da Serra da Mantiqueira.

Entre os destaques do Festival de Inverno em Monte Verde estão as orquestras de viola e apresentações espalhadas pela Avenida Monte Verde aos sábados, ideais para quem quer fazer uma viagem bate e volta de final de semana para o refúgio em meio ao ar puro e ao clima de montanha na Gerais.

Monte Verde, na nossa opinião, é mais charmosa que Campos do Jordão, e tem preços mais baratos do que a cara e luxuosa Campos do Jordão.

A vilazainha no interior de Minas Gerais é uma delícia para viajar no inverno, com ótimos restaurantes, paisagens lindas, chocolates deliciosos…

Monte Verde tem ótimas pousadas e chalés românticos para casais, que valem a pena visitar em datas especiais ou apenas para aproveitar o ar puro da montanha longe da inversão térmica e do ar poluído de São Paulo no inverno!

Veja também:

3 comentários

  1. Acrescentando um terceiro destino de inverno aí, provavelmente o mais famoso do país, eu recomendaria a seguinte ordem pra quem não conhece: 1º Monte Verde, 2º Campos do Jordão e 3º Gramado. Porque se você conhece Gramado primeiro, as outras duas parecem meio sem graça. E o mesmo vale de Campos pra Monte Verde.

    • André Fachini

      Bem verdade mesmo, já fui em Campos e Gramado, e ou agora em Monte Verde, mas me pareceu bem simples lá..acho que me decepcionarei mesmo…é uma bela dica de ordem de viagem…

  2. eliane cruz nunes

    eu conheci campos do jordao e depois monte verde e sinceramente eu me apaixonei por monte verde eu não sei porque essa comparação e ficar falando que monte verde e sem graça depende do que você esta querendo fazer monte verde e bem mais aconchegante e as pessoas são muitos hospitaleiras a gastronomia e maravilhosa os preços bem mais accessíveis campos do jordao e maravilhosa linda mais cada cidade tem seu encanto depende dos olhos de quem ve

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *