Início / Notícias / Serra, praia e cachoeiras: Lugares bonitos para viajar em São Paulo
Campos do Jordão vista do alto do Morro do Elefante.

Serra, praia e cachoeiras: Lugares bonitos para viajar em São Paulo

O estado de São Paulo tem vários lugares bonitos para viajar para todos os gostos: pessoas da terceira idade, aventureiros que procuram lugares para fazer esportes radicais, famílias com crianças, amantes da natureza e quem procura turismo religioso.

 

Com certeza, em São Paulo, existem lugares bonitos para conhecer em uma viagem rápida de final de semana e sem gastar muito.

Dá para explorar as montanhas da Serra da Mantiqueira e o clima de montanha, ou a Mata Atlântica protegida do Petar e outros parques paulistas ou ir para as lindas praias e ilhas de Ubatuba e do litoral norte paulista, entre outras opções de lugares bonitos e perto de SP para viajar.

Vale a pena aproveitar as boas estradas do estado de SP e também a facilidade para comprar passagens de ônibus pela internet para lugares e cidades perto da capital paulista e explorar o interior de São Paulo em viagens bate e volta de final de semana.

Lugares bonitos para viajar em São Paulo

Petar e Alto do Ribeira – A região do Alto do Ribeira possui a maior área de Mata Altântica protegida de todo o mundo.

O Petar e sua região são famosos pelas cavernas e cachoeiras, além de trilhas pelas matas.

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar) é a principal referência turística da área perto do Paraná, assim como a Caverna do Diabo, a formação geológica deste tipo mais famosa do Brasil.

As principais cidades turísticas dessa isolada região no interior de SP, a cerca de 300 km da capital, são Eldorado, Iporanga e Apiaí.

Réveillon no Petar

Um dos principais feriados para conhecer no Petar é o Réveillon, já que na época da virada do ano ocorre uma das principais festas populares do interior de São Paulo.

No dia 31 de dezembro acontece a procissão em homenagem a Nossa Senhora do Livramento.

Um das atrações dessa procissão de final de ano é que ela é uma procissão fluvial, em uma barca que corta o rio Ribeira e os turistas e devotos podem ver tudo de cima da ponte que cruza a Capital das Cavernas.

Na noite da passagem do ano, essa ponte costuma receber uma bela queima de fogos de artifício, completando a festa da virada do ano no interior de SP de maneira especial.

Com certeza, Iporanga é um dos melhores destinos para o Réveillon 2016, misturando turismo religioso, turismo rural nas comunidades tradicionais e muita aventura nas cavernas, trilhas e cachoeiras dessa que é uma das regiões mais bonitas do interior do estado de São Paulo para conhecer.

Réveillon 2016 perto de SP: destinos de montanha

O Petar fica localizado a cerca de 300 km da capital paulista.

Campos do Jordão e Serra da Mantiqueira – Campos do Jordão é o principal destino dos paulistas no inverno, quando a cidade na Serra da Mantiqueira recebe muitos turistas que procuram o clima de montanha da cidade mais fria e mais alta do Brasil.

Campos do Jordão e as cidades turísticas da região oferecem trilhas, mirantes, bons restaurantes e bonitos bosques e jardins para os turistas.

Mas não pense que Campos do Jordão é um destino só para viagens de inverno, em julho.

Campos do Jordão é um bonito lugar para passar o Natal 2015, quando a arquitetura no estilo europeia de casas e hotéis da cidade ajuda a formar um cenário natalino com a decoração de Natal e a programação de Natal que todo ano toma conta de Campos em dezembro.

Campos do Jordão está localizada a 170 km de São Paulo.

Serra Negra, Socorro e o Circuito das Águas – Essas duas são duas das principais cidades do Circuito das Águas de São Paulo.

Essas cidades representam bem o jeitinho do interior de São Paulo, com várias opções que vão de ecoturismo, esportes radicais e turismo rural e religioso, além de compras!

São cidades limpas e com clima agradável, cheia de fontes de águas medicinais, hotéis-fazenda para quem quer fazer turismo rural, lugares para turismo religioso e mirantes para ver a região entre o interior de SP e o sul de Minas do alto.

As duas cidades e outras do Circuito das Águas, como Águas de Lindóia e Lindóia são bons lugares para comprar queijos, doces, vinhos e outras comidas de fazenda, além de fazer compras de roupas.

As cidades da região, incluindo Monte Sião, já no interior de Minas, no sul de MG, estão entre os principais centros produtores de malhas e roupas de couro do Brasil.

Socorro está localizada a 132 km de São Paulo e Serra Negra fica a 35 km de Socorro.

Ubatuba e o litoral norte – Ubatuba, no litoral norte de SP, guarda algumas das praias mais bonitas do Brasil entre as praias de ilhas e praias do continente.

Muitas das praias de Ubatuba e outras praias do litoral norte de São Paulo possuem Mata Altântica até pertinho do mar, formando um cenário de praia ainda mais bonito.

As praias do centro de Ubatuba possuem mais estrutura para receber turistas, mas as melhores praias estão em lugares mais isolados, ou mesmo em ilhas do litoral de SP.

Entre as praias mais lindas que valem a pena conhecer em Ubatuba estão a praia de Itamambuca, uma das praias mais preservadas do litoral norte de São Paulo, e as praias desertas da Ilha das Couves.

Para quem gosta de fazer trilhas, a dica é fazer a incrível trilha das 7 praias de Ubatubas, que passa por faixas de areia quase desertas em uma trilha linda.

Veja o roteiro para fazer a trilha das 7 praias de Ubatuba no site Etrilhas, que tem vários roteiros e trilhas em São Paulo.

Ubatuba fica a 235 km de São Paulo.

No Réveillon, Ubatuba costuma ficar lotada de turistas e às vezes os super-mercados, bancos e restaurantes estão lotados, com filas e muita gente em tudo, além dos preços mais caros que o normal.

Por isso, Ubatuba, apesar do verão e da alta temporada,  não está entre nossas recomendações de Réveillon 2016. É um lugar lindo que merece ser conhecido com mais tranquilidade, para além da badalação de final de ano.

São Luiz do Paraitinga – Essa bela cidadezinha em direção ao litoral norte de São Paulo é uma das principais guardiãs da cultura do interior paulista.

São Luiz do Paraitinga é famosa por ser uma capital do folclore, realizar o melhor carnaval do interior de SP, com um concurso de marchinhas, pelo centro histórico com casas preservadas e uma bela igreja, ótimos restaurantes.

Além do centro histórico de São Luiz do Paraitinga, vale a pena conhecer as trilhas e cachoeiras na Mata Atlântica dessa bonita cidade no interior de SP para conhecer.

É o tipo de cidadezinha ótima para passar um final de semana. Tem muita coisa que fazer em São Luiz do Paraitinga, cidade bonita do interior de SP que mistura restaurantes gostosos, paisagens naturais e muita cultura para quem for explorar essa bonita cidade.

Além do carnaval mais famoso do interior do estado de São Paulo, a cidade também é famosa por outra festa popular, a Festa do Divino.

A Festa do Divino é uma festa popular tradicional no interior de SP que acontece 40 dias depois da Páscoa.

A festa popular vai de sexta a domingo.

São Luiz do Paraitinga fica a 180 km de São Paulo

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *