Início / Campos do Jordão / Fuja do calor da primavera e verão em lugares verdes nas montanhas do interior do Brasil
Visconde de Maué é um bom lugar verde nas montanhas para ir perto do Rio - foto:Divulgação

Fuja do calor da primavera e verão em lugares verdes nas montanhas do interior do Brasil

As temperaturas da primavera e do verão estão bastante altas, batendo recordes, e muita gente quer uma fugidinha dos dias de sol forte do Brasil em viagens curtas de final de semana para lugares frios.

 

No Brasil, não é fácil fugir do calor na primavera e no verão: somos um país de clima tropical, com altas temperaturas nessas épocas do ano.

Mas o Brasil é gigante e com cenários variados, e existem refúgios mais frios perto de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, que oferecem clima mais amenos, principalmente à noite.

Cidades como Campos do Jordão e vilas como Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, e Monte Verde, no sul de Minas Gerais, tem temperaturas médias mais baixas em novembro, dezembro e janeiro do que lugares turísticos mais óbvios para ir no verão, como as praias.

Para refrescar ainda mais nessas cidades, todos destinos ofercem trilhas que levam até cachoeiras e suas águas geladas, além de hotéis e pousadas com piscinas para se refrescar em meio à natureza.

Os climas mais confortáveis no verão estão em lugares no interior entre serras e montanhas, como a Serra da Mantiqueira, onde fica Campos do Jordão e Monte Verde-MG, a Serra Fluminense, que guarda Teresópolis e Petrópolis, e a Serra Gaúcha, com cidades como Canela e Gramado no roteiro. Veja uma lista de cidades turísticas para fugir do verão.

Esses lugares nas montanhas são famosos como destinos turísticos de inverno, mas são bem legais para visitar no verão, com belas paisagens e trilhas para conhecer em dias bonitos de sol, mas com temperaturas menos escaldantes, principalmente à noite.

A alta temporada nesses lugares frescos para fugir do verão no interior do Brasil é o inverno e todos oferecem boa estrutura turística, com pousadas e hotéis charmosos, hotéis fazenda para famílias e chalés românticos para casais que querem dar uma fugidinha também no verão.

Isso porque esse lugares, bastante frios no inverno, são cercados por montanhas, áreas verdes, bosques e árvores da Mata Atlântica e da Mata de Araucária, além da altitude, fatores que amenizam as temperaturas, principalmente com noites mais frias (ou menos quentes, em se tratando de meses como outubro, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro, no Brasil.

Abaixo, listamos alguns dos principais destinos turísticos nas serras e montanhas para ir no verão, com temperaturas mais agradáveis e clima gostoso na primavera-verão, cercados por verde e boas pousadas e hotéis.

Campos do Jordão

Luxo e sofisticação nas montanhas do interior de São Paulo

Campos do Jordão, no interior do estado de São Paulo, é considerada a cidade mais fria do Brasil quando pensamos em temperatura média anual, e também a mais alta do Brasil. Veja as temperaturas médias em Campos do Jordão em novembro, dezembro e janeiro. O verão é a época mais chuvosa na região.

Cercada por Mata Atlântica e Mata de Araucárias nas montanhas na Serra da Mantiqueira, Campos é uma das cidades com temperaturas mais gostosas para ir na primavera e verão perto de São Paulo, com lugares verdes como parques e cachoeiras para se refrescar, um dos destinos frios mais românticos do Brasil.

É bem urbanizada, com lojas de luxo, cervejarias e restaurantes sofisticados, se comparada com Visconde de Mauá-RJ e Monte Verde-MG.

Entre as opções de hospedagem em Campos do Jordão estão de chalés rústicos a resorts de luxo, com piscinas, jardins e outros mimos.

– Booking: Pousadas e hotéis em Campos do Jordão

Monte Verde-MG

Clima de montanha no sul de Minas Gerais

Também na Serra da Mantiqueira, nas montanhas do sul de Minas Gerais, Monte Verde é uma vila mais bucólica que Campos do Jordão e o principal lugar para viajar no inverno em Minas.

Muitas pousadinhas são em áreas verdes para quem quer dormir em uma ilha na natureza, em um lugar turístico mais tranquilo que Campos.

As cachoeiras de Monte Verde tem água gelada e até a culinária em Monte Verde mostra que ali é uma região mais fria: ingredientes como truta e pinhão estão em receitas que valem a pena comer nos restaurantes de Monte Verde.

Dezembro e janeiro são meses mais chuvosos em Monte Verde, como em toda região sudeste, mas as temperaturas são mais amenas do que em outros lugares e a sensação é melhor graças às montanhas, ao verde e à altitude. Veja na ClimaTempo a temperatura média em Monte Verde durante todos os meses do ano.

– Booking: Pousadas e hotéis em Monte Verde

Visconde de Mauá

Campings , chalés e cachoeiras geladinhas no charme das montanhas no Rio de Janeiro

Para quem quer fugir da ideia de Rio 40 Graus no verão do Rio de Janeiro, vale a pena fazer uma fugidinha para Visconde de Mauá, uma vila da cidade de Resende, na Serra da Mantiqueira no interior do Rio de Janeiro.

Visconde de Mauá é um dos lugares turísticos do Rio de Janeiro com menores temperaturas médias durante o ano inteiro. Veja no ClimaTempo como é o clima em Visconde de Mauá ao longo do ano.

Cercada por natureza, Visconde de Mauá oferece trilhas e cavalgadas, restaurantes românticos e lugares para quem quer se refrescar enquanto pratica esportes de aventura em rios e cachoeiras.

Há muita coisas para fazer em Visconde de Mauá, esse lugar verde perto do Rio de Janeiro para se refugiar em um clima mais frio que o litoral no verão.

Visconde de Mauá tem desde bons campings para ficar por preços baratos até pousadas sofisticadas e românticas, perfeitas para casais. Muitos lugares oferecem piscina, nada melhor no verão.

– Booking: Pousadas em Visconde de Mauá

Veja também:

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *