Início / Minas Gerais / Plante uma árvore e ajude a preservar a Mata Atlântica

Plante uma árvore e ajude a preservar a Mata Atlântica

Por Thais Alessandra do Coletivo Cirandar

Em Minas Gerais, está localizada a segunda maior floresta de Mata Atlântica do Estado, a Serra do Gandarela, situada em meio a Serra do Caraça e a Serra da Piedade, entre as cidades de Barão de Cocais, Caeté, Santa Bárbara, Rio Acima, Raposos e Itabirito.

Contemplada como a mais extensa reserva ainda preservada de cangas ferruginosas do Brasil, Gandarela está em risco devido a extração desmedida da mineração, que assola seus biomas naturais de Mata Atlântica e vegetação rupestre, degradando também o seu amplo manancial: Bacias Hidrográficas – Rios Doce/Piracicaba e São Francisco/Rio das Velhas.

O blog de viagens Rota Interior sabe da importância desse patrimônio natural para o Brasil e, por isso, abraçou a campanha “Plante Uma Árvore” na Serra do Gandarela, junto ao Coletivo Cirandar e a Floricultura Ikebana Flores SP.

Toda postagem em blog ou site a respeito desta campanha se transforma em uma muda nativa plantada pela própria floricultura em um local devastado pela mineração na Serra do Gandarela.

“PLANTE UMA ÁRVORE” foi idealizada em novembro de 2012, e desde então, mais de 300 parceiros abraçaram a causa e tornaram possível concretizar as ações de plantios de mudas nativas da região no interior de Minas Gerais realizadas em nome deles.

Acompanhe o mapeamento das áreas dos plantios realizados e confira também as fotos do último plantio na Serra do Gandarela, em Minas Gerais na página do Facebook da floricultura em Belo Horizonte.

Além do plantio, a floricultura está doando mudas do cerrado. Para conseguir uma dessas mudas de plantas nativas, basta comparecer na floricultura em Belo Horizonde, próximo à Savassi.

As mudas podem ser retiradas na Av. Getúlio Vargas, 1697 – Funcionários – 30.112-021, Belo Horizonte, Minas Gerais.

1 comentário

  1. Obrigada pelo apoio e incentivo a nossa causa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *