Início / Cidades Históricas / O que fazer em Tiradentes-MG

O que fazer em Tiradentes-MG

Tiradentes é uma pequena e preservada cidade histórica de Minas Gerais.

 

Perto de Belo Horizonte (190 km), Rio de Janeiro (330 km) e São Paulo (480 km) e cheias de coisa para fazer, Tiradentes é, na nossa opinião, a mais charmosa das cidades históricas mineiras e um lugar perfeito para uma viagem romântica.

Seu pequeno centro histórico bem preservado conta com restaurantes charmosos, pousadinhas gostosas, belas igrejas de arte barroca, fontes e prédios que fazem parte da história brasileira, como a Casa do Padre Toledo, um dos centros conspiratórios da Inconfidência Mineira.

Tudo isso circundado pelos paredões da Serra de São José e pertinho de cachoeiras, vilinhas como Bichinho e com um trem Maria Fumaça que funciona às sextas e aos finais de semana, com um roteiro turístico até São João del Rei.

– Booking: Pousadas em Tiradentes

Uma viagem próxima das principais capitais da região Sudeste, Tiradentes é um dos melhores destinos turísticos de Minas Gerais, com programação de eventos o ano inteiro, seja em feriados, seja nas férias, seja durante eventos especiais, como o encontro de motoqueiros, o festival de fotografia e o festival gastronômico que sempre atraem turistas.

O Carnaval de Tiradentes não é só uma das melhores festas de Minas Gerais, mas um dos melhores carnavais do Brasil. Quem gosta de festa não se arrepende de passar o feriado em Tiradentes.

A Semana Santa também é um feriado que movimenta a cidade, com peregrinação pelas capelinhas espalhadas pelas ladeiras de pedra e concertos no órgão da Igreja Matriz de Santo Antônio.

– O que fazer em Ouro Preto

Atrações de Tiradentes-MG

A Igreja Matriz de Santo Antônio é uma das principais atrações de Tiradentes. Localizada no alto da cidade, oferece uma bela vista, principalmente nos finais de tarde.

O órgão, de 1798, é considerado uma das principais peças do tipo no mundo. O órgão entra em ação em quase todas as sextas-feiras do ano, em concertos emocionantes na programação da principal igreja de Tiradentes.

Em feriados religiosos e épocas em que Tiradentes está mais cheia, vale a pena checar a programação de concertos na Igreja Matriz.

Outra igreja que vale visitar em Tiradentes é a capela do Rosário. Em frente, fica a Antiga Cadeia Pública, com suas janelas protegidas por grossas barras de ferro. Hoje o prédio da Cadeia é sede do Museu de Arte Sacra.

Também no centro histórico, vale a pena ver o Chafariz São José, que funciona até hoje. O chafariz é alimentado por um aqueduto de um quilômetro, que traz água fresca de uma nascente.

No centro histórico tem outros prédios e detalhes para conhecer -o próprio calçamento de parte das ruas, em pedra capistrana, engenharia típica do Brasil Colonial, é uma atração da cidade.

Perto de Tiradentes também tem muita coisa para fazer.

Vale a pena ir até São João del Rei seguindo o Caminho Velho da Estrada Real.

Além das atrações de São João del Rei, como as pontes e os prédios históricos, no caminho há uma pequena cachoeira para quem quer se refrescar.

Também perto de Tiradentes, vale a pena conhecer o vilarejo de Bichinho.

Bichinho é um ótimo lugar para comprar artesanato, decoração para casa e móveis.

As lojas de móveis de Bichinho, com peças de demolição e móveis no estilo colonial, entre outras, são de encher os olhos.

Além de comprar pronta entrega, existem lojas de fábrica e outras que entregam móveis pelo Brasil.

A região no interior de Minas Gerais é um dos melhores lugares do Brasil para comprar móveis.

Outra atração de Bichinho, além das lojas para comprar artigos de decoração e artesanato, além dos móveis, são os engenhos produtores da mais tradicional cachaça mineira.

Não deixe de visitar o Velho Ferreira, se você gosta de cachaça e quer conhecer um pouco mais da produção da típica cachaça mineira. Não deixe de comprar uma para presente quando visitar Tiradentes.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *