Início / Cidades Históricas / O que fazer em Ouro Preto, no interior de Minas Gerais
As ladeiras de Ouro Preto são uma viagem pela história brasileira

O que fazer em Ouro Preto, no interior de Minas Gerais

Ouro Preto, a menos de 100 km de Belo Horizonte (1h20 min de viagem de carro), é um destino mágico de viagem no interior de Minas Gerais, sem dúvidas um dos melhores destinos históricos, culturais e turísticos do Brasil.

 

A cidade histórica de Ouro Preto foi o ponto central da época do ouro no Brasil e, por muito tempo, Ouro Preto (antes chamada de Vila Rica) foi o principal centro urbano da colônia.

Hoje, a montanhosa cidade, cheia de ladeiras, subidas e descidas de pedra, é um ponto imperdível em um roteiro turístico pelas cidades históricas de Minas Gerais, com charmosas pousadas e belos hotéis, além de atrações turísticas históricas e grande programação de eventos em feriados como Carnaval e Páscoa.

Nas ladeiras e no casario de Ouro Preto desenrolou-se parte importante da história brasileira.

Ouro Preto foi, por exemplo, o principal palco da Inconfidência Mineira.

– Booking: Onde ficar em Ouro Preto

Passear por suas igrejas, fontes e pontes é viajar por um testemunho da habilidade dos artesãos mineiros, com destaque para as obras de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, maior nome da arte barroca no Brasil.

Depois do auge da mineração, Ouro Preto passou pela decadência econômica. Deixada de lado, não viu o suposto progresso substituir a arquitetura colonial e barroca por prédios modernos.

Por isso, as ladeiras da cidade histórica mais importante de Minas Gerais ainda são emolduradas pelo casario colonial, observadas do alto por belas igrejas exemplares da arquitetura barroca e cortadas por pontes e fontes de centenas de anos.

Muitos dos casarões de Ouro Preto hoje são ocupados por bonitos hotéis e pousadas charmosas, com estilo acolhedor de eras passadas, com móveis clássicos de fazenda e café da manhã com delícias mineiras.

– Cidades turísticas de MG perto de Belo Horizonte

Além de pousadas, os casarões também dão guarda a charmosos restaurantes e bares, como o Escadabaixo. Na parte de cima do restaurante, que vale a pena conhecer em Ouro Preto, é possível ver belas apresentações musicais. No porão, fica um restaurante romântico, com paredes de pedra e decoração acolhedora de madeira.

Os vários ambientes do Escadabaixo e a chance de comer delícias mineiras, como o pastel de angu com recheio de carne moída, fazem do restaurante em Ouro Preto um lugar diferente que vale a pena conhecer.

Mas as estrelas da arquitetura do Centro Histórico de Ouro Preto são as belas igrejas cobertas de ouro e arte barroca, além das praças e museus para conhecer, mas prepare-se para subir e descer ladeiras íngremes.

A Basílica de Nossa Senhora do Pilar é uma das principais referências do barroco brasileiro. Seu interior, com muito ouro e obras de arte, é uma atração para quem procura turismo religioso.

Um ponto de interesse que vale a pena conhecer é a Praça Tiradentes, a principal praça da cidade.

Para quem quer mergulhar na história, vale a pena ver o Museu da Inconfidência, que guarda objetos desse importante acontecimento da história brasileira.

As minas que atraíram tanta gente a Ouro Preto também fazem parte do roteiro pela cidade histórica de Minas Gerais. São dezenas de minas em torno das quais a cidade cresceu e que hoje são atrações turísticas.

A Mina do Chico Rei, próxima da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, é uma das minas que dá para conhecer em Ouro Preto. É uma mina mais artesanal, que dá ideia da dificuldade e dos perigos da extração do ouro no Brasil Colonial.

Outra mina que dá para conhecer é a Mina da Passagem, entre Ouro Preto e Mariana, que já foi uma das maiores minas de ouro do mundo.

Para ver as galerias e os lagos subterrâneos, onde se pratica mergulho de cavernas, é preciso pegar um trenzinho que desce 120 metros de profundidade para dentro da terra. É um ambiente bem diferente, com várias lendas e histórias fantasmagóricas.

Quando ir para Ouro Preto

O Carnaval de Ouro Preto é a festa de carnaval mais famosa de Minas Gerais.

No feriado, a folia toma conta das ladeiras e das repúblicas de estudantes que ocupam o casario colonial da cidade.

Para quem gosta de turismo religioso, o feriado da páscoa tem muitos eventos em Ouro Preto, com programação especial nas igrejas e pontos de interesse na cidade.

As férias de julho também são uma boa época para conhecer a cidade histórica de MG.

Em julho, as montanhas e o verde que cerca Ouro Preto deixam o clima bem frio, perfeito para comer as delícias mineiras e para aproveitar a programação do Festival de Inverno de Ouro Preto, durante as férias de inverno.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *