Início / Ecoturismo / O que fazer em Piracaia, lugar verde perto de São Paulo
O Santo Cruzeiro em Piracaia oferece vista panorâmica da região - Divulgação

O que fazer em Piracaia, lugar verde perto de São Paulo

Piracaia, bonita cidadezinha do interior a 89 km de São Paulo, próxima de Joanópolis, Nazaré Paulista e de cidades ao sul de Minas Gerais e lugares como Extrema, é um gostoso e bucólico destino perto de São Paulo para viajar rapidinho em dois ou três dias.

 

Piracaia tem bastante coisa para fazer de turismo religioso, ecoturismo e turismo rural.

Na natureza de Piracaia e região destacam-se mirantes, trilhas cheias de verde e cachoeiras regadas pelas águas frias da Serra da Mantiqueira.

As pessoas que procuram relaxar em um lugar verde com estrutura pode procurar o Parque Ecológico da Boa Vista, uma área de proteçã com alguas boas trilhas cercada por árvores. No parque de Piracaia fica o mirante do Morro da Boa Vista, com uma bela vista da cidade a 1.500 metros de altura.

Cortada por muitos rios, Piracaia tem um grande lago do sistema Cantareira, com represas dos Rios Cachoeira, Atibainha e Jaguari. Para os turistas as águas mais legais são de cachoeiras encravadas na Mata Atlântica, como a Cachoeira do Pião e as Cachoeiras do Atibainha.

– Pousadas em Piracaia e região 

Quem visita Piracaia também pode conhecer lugares como a Igreja Matriz Santo Antonio da Cachoeira, uma igreja do final do século 19 com um belíssimo teto com detalhes dourados e pintura do rosto de todos os quase 300 papas que já passaram pelo Trono de Pedro, desde São Pedro até o atual papa Francisco.

Outro lugar que vale conhecer em Piracaia é a Casa do Artesão José Bonett, comcoisas legais para comprar e ver, como esculturas de madeira e obras de

Piracaia é uma cidade tão gostosa que muitas pessoas têm casa de veraneio e chácaras para passar o final de semana nesse lugar verde pertinho de SP. É possível encontrar casas por temporada em Piracaia, que tem poucas pousadas – também vale a pena procurar pousadas na região de Piracaia, em cidades perto.

Junho, mês do Dia dos Namorados, é uma das melhores épocas para visitar Piracaia, cidade cujo padroeiro é Santo Antônio, o santo casamenteiro.

No dia 13 de junho costumam ocorrer festas religiosas em homenagem a Santo Antonio da Cachoeira, o padroeiro da cidade no interior de SP.

O aniversário da cidadezinha é no dia 16 de junho, época que acontecem festas com música e folclore para comemorar a data.

Piracaia faz parte do Circuito Turístico Entre Serras e Água, cidades gostosas do interior paulista para conhecer, ao lado de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Jarinu, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Tuiuti e Vargem.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *