Início / Cidades Históricas / São Roque, a Terra do Vinho no interior de São Paulo
Chácara Santo Antônio, um patrimônio histórico de São Roque - foto: Miguel Schincariol

São Roque, a Terra do Vinho no interior de São Paulo

São Roque, a Terra do Vinho no interior de São Paulo, é uma cidade próxima de SP com muita coisa para fazer, um dos principais destinos de enoturismo do Brasil.

 

Entre as principais atrações de São Roque, a 65 km da capital paulista, estão a Estrada do Vinho, o parque de diversões Ski Mountain Park e a Casa e a Capela do Sítio Santo Antonio, um patrimônio histórico brasileiro do tempo dos bandeirantes, além de atrações de ecoturismo –faz parte do cinturão verde de Mata Atlântica de São Paulo– e turismo rural.

Viajar para São Roque é uma das viagens mais gostosas para fazer em um final de semana perto da capital, um lugar verde perto de SP para fugir da confusão da capital, relaxar, comer bem e conhecer tradições do interior.

A Estrada do Vinho é uma herança da ocupação de imigrantes italianos e portugueses, que coloriram as paisagens das encostas de São Roque com parreirais.

A Estrada do Vinho de São Roque é pontuada por restaurantes, de cantinas italianas à especializados em comida caipira, a culinária tropeira, comida de fazenda, com deliciosos doces, adegas e vinícolas para visitar perto de SP.

Entre as vinícolas mais tradicionais de São Roque estão a Vinícola Góes e Vinícola Bella Aurora, dois lugares que valem a pena ser avaliados para entrar no seu roteiro de viagem.

Para quem quer fazer turismo rural pertinho da capital, uma ótima opção é a Fazenda Angolana, um lugar que exerce atração especial nas crianças, com seus animais de fazenda e atividades da roça.

A Fazenda Angolana tem espaços com brinquedos, animais, passeios de pônei e outras coisas legais para fazer com crianças em um final de semana perto de São Paulo.

Já o parque de diversões Mountai Ski Park agrada crianças e adultos. O parque tem várias opções de atividades radicais, como paint ball, arvorismo e arco e flecha.

Mas a grande atração desse parque de diversões é, sem dúvida, a que batiza o lugar pertinho de São Paulo, a pista de esqui com um piso artificial que simula neve.

Para os amantes de turismo histórico, vale visitar a Casa Grande e Capela do Sítio de Santo Antônio, um bonito lugar para viajar na história, mas que não tem a infraestrutura turística bem planejada ainda.

A Casa Grande e Capela do Sítio de Santo Antônio é uma herança do tempo dos bandeirantes do século 17, quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal.

Para quem quer algo mais forte que vinho, São Roque conta uma destilaria de vodka que vale a pena conhecer. A Destilaria Stoliskoff  oferece visita guiada aos sábados e tem uma loja de bebidas com muitas opções diferentes, uma boa opção para abastecer o bar de casa e presentear amigos.

ONDE FICAR EM SÃO ROQUE

São Roque conta com ótimas opções de hospedagem, que vão de pousadas campestres até um resort 5 estrelas classificado como fabuloso no Booking, o Hotel Villa Rossa, cercado pela Mata Atlântica e com uma linda piscina a 1100 metros de atitude que oferece bonita vista da região.

Para quem quer visitar São Roque, também vale a pena ver opções de hospedagens em cidades próximas, como Mairinque e Ibiúna, que possuem hotéis coloniais, pousadas charmosas e hotéis-fazenda.

Veja também:

1 comentário

  1. FÉRIAS DE JANEIRO EM SÃO ROQUE:
    A apenas 60 km da capital paulista, São Roque possui muita história (Sítio Santo Antônio, antiga fábrica têxtil Brasital S/A, Igrejas, Estação Ferroviária, etc.), diversão (Ski Mountain Park) e a charmosa Rota/Roteiro do Vinho, uma estrada asfaltada com mais de 30 estabelecimentos, entre vinícolas, adegas e restaurantes.
    A equipe do São Roque Aventureiro oferece, a partir de R$ 130, 00 (Almoço incluso), passeios pela antiga fábrica Brasital S/A (fundada em 1890), pelas ruas da região central da cidade (Escola Bernardino de Campos, inaugurada em 1895; jornal centenário “O Democrata”, fundado em 1º de maio de 1917; Igreja São Benedito, construída por escravos em 1855; Igreja da Matriz; história do Barão de Piratininga; e Estação Ferroviária, construída em 1930), Capela e Casa Grande do Sítio Santo Antônio (construção do século XVII), Rota/Roteiro do Vinho (com degustação), Mata da Câmara (vegetação remanescente da Mata Atlântica) e Ski Mountain Park (parque de diversão com diferentes atividades). Conheça São Roque!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *