Início / Cidades Históricas / O que fazer em Tiradentes, cidade histórica de Minas Gerais

O que fazer em Tiradentes, cidade histórica de Minas Gerais

Tiradentes, no interior de Minas Gerais, é uma das mais bonitas cidades históricas de MG para visitar e conhecer.

 

A cidade de Tiradentes conta com um bonito centro histórico cheio de casarões e igrejas da época do ouro do Brasil Colonial, atrações naturais como as trilhas da Serra de São José e ótimas opções de compras de artesanatos para decorar a casa e móveis no estilo fazenda.

Ou seja, Tiradentes, uma das jóias das Cidades Históricas de Minas Gerais, tem muita coisa para fazer para todos os gostos, de turismo rural e ecoturismo a turismo de compras e viagens à história do Brasil.

A cidade fica localizada a apenas 190 km de Belo Horizonte, a bonita capital de Minas Gerais, a 480 km de São Paulo e a 330 km do Rio de Janeiro, ou seja, é razoavelmente próxima das principais capitais do Brasil.

Como vale a pena alugar um carro para visitar cidades históricas mineiras próximas em um roteiro de carro, vale a pena comprar passagens para Belo Horizonte e montar um roteiro de viagem pelo interior de Minas a partir da capital, por exemplo.

Tiradentes conta com uma boa estrutura de hotéis e pousadas, além de bonitos chalés. É uma cidade com boa estrutura turística, com agências e opções para quem quer fazer passeios com guias para conhecer a história do Brasil de forma mais aprofundada.

Um dos motivos do agito turístico de Tiradentes são os eventos culturais e as festas populares que sempre movimentam a cidade.

Entre as melhores épocas para conhecer a região estão o período da Mostra de Cinema de Tiradentes e do Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, além do Carnaval.

O Carnaval em Tiradentes é bem agitado, atraindo turistas do Brasil inteiro.

O que fazer em Tiradentes

Gruta Casa de Pedra

Entre Tiradentes e São João del Rey fica uma das atrações naturais mais legais para conhecer na região das Cidades Históricas de MInas Gerais, a Gruta Casa de Pedra.

Impressionantes formações geológicas como estactites impressionam os turistas que conhecem a caverna no interior de Minas Gerais.

Outras opções para quem quer um turismo com ação e natureza em Tiradentes e na região são trekking, cicloturismo, cavalgadas e rapel proporcionados pelo relevo acidentado da região da Serra de São José.

Centro histórico de Tiradentes

Circular pelo centro histórico de Tiradentes é um passeio imperdível para fazer na cidade mineira.

É possível conhecer os casarios, igrejas e fontes em passeios a pé e também fazer charmosos roteiros de charrete puxadas por cavalo. Os passeios a cavalo em Tiradentes podem ser encontrados no Largo das Forras.

Entre os lugares para conhecer no passeio estão o Chafariz de São José e a Matriz de Santo Antônio, além das lojinhas de artesanato e decoração das ruas da Câmara e rua Direita.

Compras de artesanto e móveis

Além dos belos artesanatos, com muitos objetos de decoração para casa, que fazem sucesso nos ateliês de Tiradentes, vale a pena comprar móveis no estilo fazenda e colonial em Tiradentes. Muitas lojas de móveis em Tiradentes entregam os móveis comprados pelo Brasil.

Passeio de trem até São João del Rey

A ferrovia turística que corta os 12 quilômetros entre Tiradentes e São João del Rey é um ótimo passeio para fazer em Tiradentes.

A viagem nas locomotivas de mais de 100 anos, da época da Estrada de Ferro Oeste de Minas, são uma viagem ao passado e também a história e a geografia de uma importante região de formação do Brasil atual.

O passeio de trem vai seguindo o rio das Mortes até São João del Rey e duram cerca de 40 minutos e os assentos do lado direito são mais aconselháveis para quem parte de Tiradentes até a outra cidade.

Vale a pena considerar voltar de táxi de São João del Rey e aproveitar para conhecer essa outra cidade histórica de Minas Gerais após a viagem de Maria Fumaça.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *