Início / Ecoturismo / Trilhas de bike perto de São Paulo – Joaquim Egídio e Sousas
Pico das Cabras, que conta com um camping no interior de SP

Trilhas de bike perto de São Paulo – Joaquim Egídio e Sousas

O interior de São Paulo conta com várias trilhas de bike, desde trilhas para ciclistas iniciantes até trilhas de mountain bike avançadas, ou trilhas de MTB. Um dos melhores lugares para andar de bicicleta perto de São Paulo é Joaquim Egidío e Sousas, distritos de Campinas, a cerca de 130 km de São Paulo, capital.

Todos os finais de semana e feriados, centenas de bikers e grupos de ciclistas se reúnem em Sousas e Joaquim Egídio para encarar as ótimas trilhas de bike da região no pedal.

São trilhas que passam por fazendas históricas conservadas, seguem o curso de rios e apresentam desafios para ciclistas iniciantes e avançados em meio a paisagens típicas do interior paulista.

Acompanhe o Rota Interior no Facebook

TRILHA DO PICO DAS CABRAS

Uma das melhores trilhas de bike, que não exige muita técnica, mas exige muito da parte física no pedal, é trilha até o Pico das Cabras, o ponto mais alto da cidade de Campinas.

Uma delícia de trilha para fazer no pedal no interior paulista. No alto, em meio a pedras gigantescas, tem o Bar Pico das Cabras, que conta com um mirante e área para camping no interior de SP.

É um dos campings mais legais (e baratos) no interior de São Paulo, movimentado em noites de lua cheia.

Na região, além de um barzinho para abastecer, tem trilhas a pé para bica d’água e outras atrações.

Como prêmio para chegar a pouco mais de mil metros de altitude, o Pico das Cabras oferece uma visão panorâmica da região e da cidade de Itatiba.

A partir de Joaquim Egidío – Sousas, a trilha de bicicleta para o Pico das Cabras tem cerca de 40 km ida e volta, com uma incrível subida para queimar calorias.

TRILHA DA BOCAINA

Outra das trilhas mais legais para andar de bicicleta na região é a trilha da Bocaina, com cerca de 20 km e que apresenta vários tipos de terreno para fazer mountain bike. É uma boa trilha para iniciantes, com diferentes desafios e paisagens.

Sempre que eu pedalo na trilha da Bocaina nos finais de semana, cruzo com guardas metropolitanos de bicicleta, além de dezenas de ciclistas e praticantes de motocross.

 

MAPA DE TRILHAS DE JOAQUIM EGÍDIO

Para quem quiser conhecer as trilhas de bike de Sousas e Joaquim Egídio, o Mapa de Trilhas de Joaquim Egídio é uma ótima opção.

Organizado por Alessandro Casella, o mapa dessa região no interior de SP indica cuidadosamente mais de 90 trilhas de bike, além de marcar pontos como restaurantes, bares e pesqueiros no interior.

Em torno do mapa de trilhas de bike, existe uma comunidade no Facebook, onde é possível ver mais informações e saber como comprar o mapa, que é bom e barato.

Além das trilhas no meio da natureza, o mapa para ciclistas traz informações, como distância e altimetria, sobre circuitos na estrada para cidades da região de Campinas. Os circuitos de bicicleta por asfalto são:

  • Campinas – Jaguariúna
  • Amparo – Morungaba
  • Jaguariúna – Pedreira
  • Morungaba – Itatiba
  • Pedreira – Arcadas
  • Arcadas – Amaparo
  • Itatiba – Campinas

VIAGENS DE BICICLETA PELO BRASIL

Para os ciclistas mais animadinhos, existem vários circuitos para turismo de bike, ou cicloturismo. Nesse artigo do portal Mais Aventura, existem 11 roteiros de cicloturismo no Brasil, desde as paisagens da Chapada Diamantina até passeios de bike pelos vinhedos do sul do país. Tem fôlego e coragem para encarar uma viagem de bicicleta?

Acompanhe o Rota Interior no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *