Início / Ecoturismo / Viagem para Guararema – Passeio de trem, Pedra Montada e uma ilha pertinho de SP
A escultura da Pedra Montada, em Guararema-SP - foto: Divulgação

Viagem para Guararema – Passeio de trem, Pedra Montada e uma ilha pertinho de SP

Guararema, na região metropolitana de São Paulo, é um bom lugar cercado de verde e com um rio para visitar perto de São Paulo, na região de Mogi das Cruzes, a 81 km de carro da capital.

 

A pequena cidade tem como atrações trechos de Mata Atlântica, um parque com uma escultura natural surpreendente, a Pedra Montada, uma estação de trem histórica, do início do século 20, com direito a passeio de Maria Fumaça e é cortada pelo rio Paraíba do Sul.

Uma das melhores atrações de Guararema, por sinal, fica no rio Paraíba do Sul, que corta o interior de São Paulo. Trata-se da Ilha Grande, uma ilha fluvial no centro da cidade com várias coisas para fazer em família, como caminhadas em uma pequena trilha, playground para crianças e jardins.

Outro lugar que vale a pena conhecer nessa cidade pertinho da capital é o Parque Municipal da Pedra Montada, ou Pedra Montada.

O parque é pontilhado por esculturas naturais, pedras gigantescas em formatos curiosos e diferentes. A escultura da natureza mais famosa de Guararema é a Pedra Montada, que dá nome ao parque: duas pedras de cerca de 8 metros de comprimento por 2,5 metros de altura empilhadas de forma surpreendente. Uma escultura natural pertinho da capital!

Outro lugar que vale a pena visitar nessa pequena cidade do interior é o Recanto do Américo ou Pau D´Alho, hoje um dos principais atrativos de Guararema. É um parque recentemente urbanizado, mas que não perdeu o charme do interior. É cercado por verde e quiosques a beira do rio, onde é possível descansar e apreciar a paisagem do interior.

TREM DE GUARAREMA

O Trem de Guararema, a Maria Fumaça 353 é uma das maiores locomotivas a vapor do Brasil em operação. Restaurada, a Maria Fumaça é uma viagem a história dos trens: foi construída em 1927, nos Estados Unidos. A locomotiva puxa três carros de madeira construídos entre o século 19 e 20 e circula por um trajeto de cerca de 6 km.

Os passeios de trem ocorrem aos finais de semana, feriados e pontes de feriados, nos horários abaixo: (podem ocorrer alterações)

partida às 10h, chegando de volta às 12h30
partida às 15h, chegando de volta às 17h30

As partidas do passeio de trem perto de São Paulo acontecem de manhã e à tarde, aos finais de semana e feriados, além de pontes de feriados. Os passeios são uma ótima opção do que fazer com crianças no final de semana perto de São Paulo em uma cidade tranquila do interior paulista.

Um lugar que mistura cultura e história, não por acaso as estações de trem de Guararema vão ser cenário de novela da Globo!

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *