Roteiros no interior de SP

Monte Verde (MG) – trilhas no friozinho da Serra da Mantiqueira

A cidade de Monte Verde (MG) é uma boa dica de viagem curta e barata perto de São Paulo (170km) em 2025. Fizemos a viagem de carro, saindo da capital em cerca de 3 horas para chegar lá na pousada, onde passamos um final de semana no inverno, curtindo o friozinho da Serra da Mantiqueira.

Monte Verde e a energia das montanhas de Minas Gerais

Monte Verde é uma cidadezinha que lembra muito pequenos vilarejos na Europa. Herança dos imigrantes da Letônia que chegaram à cavalo nos anos 50 para tomar posse da Fazenda Pico do Selado e iniciaram a ocupação da região.

Foi nesta época que teve também a construção da estrada até Camanducaia, município ao qual faz parte o distrito de Monte Verde, muito importante para o turismo local.

Há muitas pousadas localizadas em Camanducaia. Ou seja, é muito comum o turista se hospedar em pousada ou hotel em Camanducaia, a alguns quilômetros de Monte Verde. Neste outro artigo falarei mais sobre hospedagens em Monte Verde.

Nos anos 70 Monte Verde começou a atrair turistas moradores de cidades vizinhas. Fluxo que aumentou ainda mais quando a rodovia foi parcialmente asfaltada no final dos anos 80.

Daí pra frente cada vez turistas viajam para conhecer Monte Verde, região sul de Minas Gerais, a 170 km da cidade de São Paulo e no alto da Serra da Mantiqueira, em altitudes que variam de 1,5 a 1,6 mil metros e cerca de 5 mil habitantes.

Cidades em MG para viajar no inverno

Monte Verde possui clima frio e seco, bem característico das montanhas. As temperaturas variam de 28°C no verão à -10°C no inverno, podendo chegar até -14°C, porém é um clima ameno e agradável para quem está disposto a desfilar com roupas quentes e não se incomodar de usar gorros, luvas, meias e botas para enfrentar o frio que sempre chega com o inverno.

Aliás, a cidade é tipicamente um destino de inverno. Nesta estação é comum a cidade acordar coberta de gelo, criando um espetáculo maravilhoso e imperdível.

Aqui vai uma dica: após um sono tranqüilo, esqueça o frio e recarregue suas baterias entrando em contato profundo com a natureza, levante cedo, por volta das 7 horas, e confira uma das paisagens mais lindas de Monte Verde – a vegetação coberta de neve.

A flora local é composta de muito verde típico da Mata Atlântica, com araucárias nativas de vários séculos, além de muitos pinheiros e eucaliptos que formam um cenário de muita tranquilidade e contato com a natureza para você relaxar e curtir a viagem.

A fauna também impressiona. É fácil ver esquilos, beija-flores e outros animais. A beleza da natureza fascina turistas nas trilhas. com uma infinidade de cores na Serra da Mantiqueira.

Monte Verde, ares europeus no Sul de Minas

A colonização européia influenciou não só o estilo das construções como também a culinária, com forte influência alemã. Tudo adaptado ao “jeitin minerin” de ser…

Você vai encontrar variadas opções, que vão desde o trivial mineiro e caseiro como o tutu, até comidas típicas como o leitão à pururuca, ou então a sofisticada cozinha européia como: fondues (ao lado de uma romântica lareira e degustando um bom vinho); raclettes; as maravilhosas trutas, os chás da tarde; sem contar a infinidade de chocolates, compotas, bolos, pães e a famosa torta de maçã, conhecida como Apfelstrudel.

Com um jeitinho bem mineiro você poderá ser abordado pelas ruas para degustar e apreciar os mais variados tipos de queijos, vinhos, doces, geleias, licores e cachaças artesanais, não podendo deixar de levar uma lembrança para casa.

Tudo fica concentrado basicamente em uma rua principal, o centrinho de Monte Verde, com entradas perpendiculares que levam também a bons restaurantes, à cervejaria Fritz e trilhas.

O que fazer em Monte Verde?

Na rua principal, você encontra uma grande variedade de mercados, lojas de produtos naturais, cerâmicas, ferro batido, artigos de lã e couro, roupas esportivas, bares, restaurantes, casas de chá, artigos de decoração, casa com produtos indianos, locação de carros 4×4, quadriciclos e cavalos para passeios com monitores, patinação no gelo e muito mais.

O bom de fazer este tipo de viagem é que você fica totalmente relaxado, pois os passeios e o contato com a natureza deixam o seu corpo e mente em total equilíbrio. O ar puro que se respira e as lindas paisagens das montanhas garantem momentos de satisfação e plenitude.

Portanto, se você for adepto de caminhadas e montanhismo não deixe de conhecer as trilhas que levam aos picos da Serra da Mantiqueira, onde nos dias mais claros avistamos o Vale do Paraíba, além da própria cidade de Monte Verde.

A dica básica para caminhadas e seguir o simples – vista roupas leves e confortáveis, dando preferência a roupas e calçados específicos ao esporte e lazer escolhidos, não esquecendo que quanto maior a altitude, maior é a necessidade de agasalhos.

Leve sempre uma garrafa de água com você, algo para comer e um saco de lixo para recolher qualquer resíduo. Em relação à alimentação, leve uma barra de chocolate, algumas frutas, barrinha de cereal. Algumas trilhas são longas e exigem bastante esforço do aventureiro.

Trilhas em Monte Verde

Para quem gosta de turismo de aventura, Monte Verde oferece diversas opções para caminhadas e trilhas. Entre elas, o Pico do Selado, Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Pedra Estreita e Pinheiro Velho.

  • Trilha da Pedra Partida

Siga pela Avenida das Montanhas, passe pelo Portal das Montanhas e entre à direita, sempre na avenida até a caixa d’água.

Paramos o carro lá embaixo, perto da caixa d´água. Uma subidinha e tanto! (consegue ver?)

Estacione o carro na rua e siga caminhando morro acima até a primeira porteira. Continue a rota até avistar a segunda porteira e pegue a trilha logo à esquerda, que é a mesma para a Pedra Redonda e para a Pedra Partida.

Não deixe de observar a beleza das flores (principalmente as orquídeas), das árvores e dos pássaros. Durante todo o roteiro é possível tirar fotos incríveis da fauna e da flora.

Ao continuar o trajeto chegará numa bifurcação onde há uma pequena loja de sucos verdes.

Entre à esquerda para a trilha da Pedra Partida, em Monte Verde (MG). O trekking é de dificuldade média, com trilha de 2.050 metros. O roteiro ida e volta dura por volta de 3 horas.

  • Trilha da Pedra Redonda

Caso queria uma trilha mais fácil, opte pela trilha da Pedra Redonda, com 1.990 metros, seguindo o caminho à direita.

O trekking na Pedra Redonda, em Monte Verde (MG) é legal porque em pouco tempo (cerca de 40 minutos) é possível chegar até o topo da rocha e tirar uma linda foto do pôr-do-sol. De lá é possível tirar as melhores fotos de pôr-do-sol de Monte Verde (MG). Outro lugar legal é no aeroporto de Monte Verde.

Mirante Pedra Redonda – De lá, o pôr-do-sol é lindo, exceto quando o mal tempo atrapalha.

Esta foi a trilha que fizemos. Infelizmente o tempo estava fechado e com muita névoa e chuvisco. Não tivemos a oportunidade de admirar o visual do mirante do alto da rocha.

  • Trilha do Chapéu do Bispo

Uma das trilhas mais interessantes e bonitas para fazer em Monte Verde é a trilha do Chapéu do Bispo, com 2.030 metros.

A partir da caixa d’água, siga em direção a Pedra Redonda.

Antes da primeira porteira, vire à direita e siga a trilha conforme indica a placa na foto ao lado.

A trilha tem nível de dificuldade médio, seguindo apenas trinta minutos de caminhada chega-se até o topo da montanha, onde você precisará de fôlego para a vista maravilhosa de todo distrito de Monte Verde, Campos do Jordão e outras cidades do Vale do Paraíba.

A descida é feita pelo caminho inverso da subida e o caminho demora uma hora e meia ida e volta.

  • Trilha Pico do Selado

O trekking no Pico Selado é uma das trilhas mais difíceis para fazer em Monte Verde. Com 2.080 metros o aventureiro demora cerca de 5 horas para completar o trajeto de ida e volta.

Atenção! A trilha do Pico Selado não é recomendada para seguir sem um guia credenciado.
Para chegar com segurança a um dos picos mais altos do país, tenha alguns cuidados básicos. Além das roupas e calçados adequados ao trekking e mochila com água e comida, capa de chuva, agasalhos e até pequena farmácia e kit de primeiros socorros é prudente.

O frio no topo do Pico do Selado é intenso. Leve sempre um agasalho e se achar necessário um gorro e luvas apropriadas (sugiro luvas de couro).

Diferentemente das duas trilhas já elencadas que ficam próximas, a trilha até o Pico Selado é feita por outro caminho.

Deixe seu carro no fim da Rua da Mantiqueira, (esquina da agência do Bradesco). Siga em direção à caixa d’água. Como disse, a trilha é de nível difícil e você perceberá isso logo no começo da subida que é bastante íngreme.

A vegetação do trajeto compensa o esforço – há muito verde, rochas, plantas, raízes e aves. Após cerca de 40 minutos ou uma hora de caminhada, você cruzará um riozinho, onde mais uns 20 minutos, você poderá admirar do platô, parte do Vale do Paraíba.

Continuando a trilha em direção ao Pico do Selado, você andará por dentro de uma exuberante vegetação, na crista da Serra da Mantiqueira até o cume. A vista é linda e privilegiada. Um espetáculo indescritível, onde só mesmo fazendo a trilha para entender do que estou falando.

  • Trilha do Pinheiro Velho – Aeroporto

A trilha mais simples, boa para fazer com crianças e adolescentes é a Trilha do Pinheiro Velho. Em uma hora é possível fazer o trajeto completo de ida e volta.

O visual da trilha, que começa na avenida principal de Monte Verde e vai até o aeroporto, de onde se têm uma vista panorâmica da vila com as montanhas.

Além de apreciar a fantástica vegetação nativa com araucárias centenárias, o trekking nesta trilha leva, claro, ao mais antigo pinheiro de Monte Verde.

Quem tiver uma graninha extra poderá fazer um passeio aéreo em monomotor e apreciar a vista aérea de Monte Verde em um fim de tarde romântico com voos que decolam do aeroporto de Monte Verde.

  • Fazenda Esperança

Passeio de jipe com motorista, duração de 5 a 6 horas por estradas de terra e trilhas leves. Não fomos, mas dizem que o passeio vale especialmente pelo almoço típico da fazenda com carne de lata, torresmo e suco de banana com limão, além de doce de leite de sobremesa.

  • Cachoeira dos Pretos

Passeio de jipe com motorista e duração de 5 a 6 horas, sendo 30 km de estrada de terra com lindas paisagens e a magnífica cachoeira com mais de 150 metros de queda d´água e uma pequena lanchonete no local.

  • Floresta Negra

Passeio monitorado de jipe com motorista, com duração de 5 a 6 horas, passando por estradas de terra e algumas trilhas leves. Visita ao Hotel Floresta Negra, com restaurante e opções de lazer como tirolesa, rafting e arvorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *