Localizada a 96 quilômetros da Capital, Campinas tem o melhor das grandes cidades e a tranquilidade típica do interior. É possível, por exemplo, curtir a tranquilidade e a natureza no Bosque dos Jequitibás, um passeio de Maria Fumaça e contar com toda a infraestrutura das grandes cidades, como aeroporto internacional de Viracopos, shoppings, hotéis, pousadas, resorts, parque aquático e universidades.
Campinas também é famosa no cenário cultural por ser a terra natal de Carlos Gomes, autor da ópera O Guarani, baseada no romance homônimo de José de Alencar. Para homenagear o filho famoso, a cidade conta com um museu, que possui objetos pessoais, peças diversas, o piano e instrumentos do compositor.
![]() |
Vista de Campinas, no interior do estado de São Paulo, Brasil | CC |
O que fazer em Campinas no final de semana
Os passeios pelos parques estão entre as diversas opções de lazer oferecidas pela cidade do interior de SP.
O principal parque da cidade é o Portugal, que tem atrações como a lagoa Taquaral, o planetário, o Museu Dinâmico de Ciências, quadras esportivas, pista de Cooper, kartódromo e passeio de bonde.
No parque também ficam a Concha Acústica – Auditório Beethoven, com capacidade para 2000 pessoas, o relógio solar, o Centro de Vivência dos Idosos, a Esplanada das Bandeiras e o Ginásio de Esportes Jordano Ribeiro.
Também deve fazer parte do seu roteiro, um passeio pelo Parque Ecológico, que foi inaugurado em 1987 e está localizado na antiga Fazenda Mato Dentro. Ali, você poderá visitar o Museu Histórico Ambiental, relaxar nas áreas para piquenique ou caminhar pelas trilhas do espaço.
— O que fazer em Bragança Paulista?
***
Viagem de trem no interior de SP
![]() |
Viagem de trem em SP é dica de passeio no final de semana em Campinas | CC |
Outros patrimônios históricos que fazem parte de roteiro com coisas para fazer em Campinas, são a Catedral Metropolitana e o Jóquei Clube.
Dedicada à Nossa Senhora da Conceição, a catedral foi inaugurada em 1883 e construída em taipa de pilão, com o interior repleto de trabalhos talhados em madeira. Já o prédio do Jóquei possui fachadas e decorações inspiradas nos palacetes franceses do final do século XVIII.
Outro lugar legal para levar as crianças em SP é o observatório municipal. Seus filhos pequenos irão adorar visualizar os planetas, o céu, a lua e até suas crateras através do telescópio. O observatório fica numa área da zona rural a 32 quilômetros do centro de Campinas. São necessários 5 km de estrada de terra. As visitas podem ser feitas aos domingos das 17 às 21 horas.
Por fim, uma dica para quem viaja em agosto é aproveitar o Festival Gastronômico de Campinas. Restaurantes de diversas cidades do interior de SP, como Holambra, Indaiatuba, Jaguariúna, Santo Antonio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo participam do evento.
Onde ficar em Campinas? O resort Royal Palm Plaza, a 100 km de SP, é repleto de opções de lazer que agradam a todos os gostos. O local conta com sete piscinas, campo de futebol, equipamentos especializados de arco e flecha, cinema e SPA.
***
Como chegar em Campinas?
Campinas pode ser acessa por três rodovias: Bandeirantes, que liga Campinas a São Paulo; Anhanguera, que também faz a ligação entre Campinas a São Paulo, ao interior do estado e à região Centro-Oeste; e Dom Pedro I, que liga Campinas à região do Vale do Paraíba e ao leste do País.