A Vila, nomeada pelos índios tupis tem no seu nome o significado “de onde se vê o mar”. Por isso mesmo o local é boa opção para os amantes da natureza e também de história.
Roteiros para viagens perto de SP
***
O que fazer em Paranapiacaba?
![]() |
Estação de trem em Paranapiacaba, em Santo André-SP | Sergio Luiz Jorge |
A cidade histórica e turística ao lado de São Paulo encanta por suas casas de madeira hierarquicamente divididas pelas ruas planejadas da Vila Martin Smith, na Parte Baixa, pelo colorido das casas do morro da Parte Alta, pelo movimento dos trens e por sua típica neblina.
A área que contorna a Vila de Paranapiacaba foi transformada na unidade de conservação Parque Natural Municipal Nascente de Paranapiacaba.
Conhecido pelas belas trilhas do Olho D’Água, o tanque do Gustavo, a Pontinha, a Água Fria e a Comunidade podem ser visitados com acompanhamento de monitor ambiental. São 4 milhões de metros quadrados de Mata Atlântica preservada e as várias nascentes que contribuem para o abastecimento da Represa Billings, localizados no entorno da Vila de Paranapiacaba.
Para gosta de adrenalina, um ótimo ponto para o turismo de aventura em rapel e arvorismo é a Cachoeira da Fumaça que possui uma queda d’água com cerca de 130 metros de altura.
***
Viagem de trem perto de SP
A viagem é feita a bordo de uma composição, formada por dois carros fabricados no Brasil na década de 50 e tracionados por uma locomotiva da mesma época, totalmente reformada. O percurso de tem 48 Km de extensão e demora aproximadamente 90 minutos, proporcionando ao turista uma viagem no tempo.
![]() |
A Vila de Paranapiacaba, na região metropolitana de São Paulo | Sérgio Luiz Jorge |
Paranapiacaba, além de ter sido incluída entre os 100 monumentos mais importantes do mundo pelo World Monuments Fund, uma organização não- governamental que atua na área de preservação do patrimônio histórico, e integra a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, reconhecida pela Unesco como de relevante valor para humanidade.
Em meio às edificações que revelam o passado do local, existe um circuito cultural atrativo. Construído em 1897 para abrigar um empório de secos e molhados, o Antigo Mercado, após passar anos fechado, foi restaurado e tornou-se um centro cultural que recebe exposições temporárias.
A cidadezinha turística também reúne endereços dedicados ao artesanato. Para quem gosta de aventuras, seis trilhas com diferentes níveis de dificuldade estão espalhadas pelo Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba.
Destino de inverno: O que fazer em São Francisco Xavier?
***
Como ir a Paranapiacana-SP?
Para chegar na cidade, os visitantes podem utilizar a Linha 10-Turquesa da CPTM, com destino a Rio Grande da Serra. Chegando à estação final, o usuário deve pegar o ônibus de número 424 para a vila.