Início / Dicas de viagens / São Tomé das Letras-MG: Atrações, pousadas e campings na cidade mais mística do Brasil
Entre os roteiros disponíveis em São Tomé estão trilhas
Há belos cenários nas trilhas de São Tomé das Letras

São Tomé das Letras-MG: Atrações, pousadas e campings na cidade mais mística do Brasil

São Thomé das Letras, com localização no sul de Minas Gerais, é daqueles lugares que frequentam o imaginário místico e turístico brasileiro.

Cachoeiras, grutas, casas de pedra formam o cenário onde se desenrola o clima de mistério de São Thomé das Letras, a cidade mais mística do Brasil.  Famoso destino turístico no sul de MG, há uma boa estrutura de pousadas e muitos campings em São Thomé das Letras.

São Tomé das Letras tem pontos de interesse de ecoturismo, como cachoeiras, e para turismo mísitico
São Tomé das Letras-MG tem atrações como cachoeiras e grutas

 

– Pousadas e Campings em São Thomé das Letras-MG

São Thomé das Letras é uma cidade de montanha no sul de Minas e fica às margens da serra da Mantiqueira, a 1440 metros de altitude. O clima montanhoso, com bruma e céu estrelado, combina bem com a cidade mística e suas lendas.

Por causa da altitude e do verde que cerca a região, a pequena cidade de 7000 mil habitantes é o quarto município mais alto do Brasil, garantindo noites amenas e muito frias nas férias de inverno.

O Vale das Borboletas, com cachoeiras e piscinas naturais, é um dos pontos turísticos mais conhecidos de São Thomé.

São Tomé tem cachoeiras com ducha e piscinas naturais fáceis de chegar
O Vale das Borboletas tem cachoeiras em São Tomé das Letras fáceis de chegar

Já a cachoeira da Gruta do Sobradinho, mais afastada, pode ser acessada depois de cruzar uma extensa gruta com lanterna, capacete e guia turístico.

O centro de São Thomé também tem suas atrações e pontos de interesse: lugares místicos, restaurantes e bares, pousadas e até campings.

Para começar, a pirâmide, uma casa de pedra no alto da montanha, é onde os turistas assistem ao pôr do sol de São Thomé, um dos mais famosos do Brasil e uma das atrações locais.

Nas ruas de pedras, estão outras atrações de São Thomé das Letras: bares, como o Bar do 2, aos pés da montanha, oferecem música ao vivo e lojinhas vendem artigos esotéricos, artesanato e roupas indianas.

Entre as atrações de Sào Tomé das Letras estão bares e restaurantes
O Bar da Lua, em frente à cachoeira da Lua, em São Tomé das Letras

Aqui e ali, nas ruas de terra próximas da cidade, placas indicam alguns dos muitos campings de São Thomé das Letras, como o Cogumelos Camping Rock, o camping Avohai e o camping do Cid, este no centro de São Thomé das Letras.

– Booking: Lista de campings em São Thomé das Letras

Existem campings em São Thomé com café da manhã, que oferecem wi-fi e tem pequenos chalés para quem prefere, entre outras estruturas, que vão de churrasqueira a cozinha bem equipada.

Mas não é só quem gosta de acampar nas montanhas de Minas Gerais que encontra onde ficar em São Thomé das Letras-MG.

Para a turma que não quer dormir nas barracas de camping, São Thomé tem pousadas como o Palácio do Sol Hostel Pousada e a Pousada Recanto do Sossego. Há boas opções de pousadas para ficar em STL tanto no centrinho e arredores quanto na área rural.

– Melhores pousadas em São Thomé das Letras

Antes de escolher um lugar para ficar em São Thomé, seja camping ou seja pousada, pense se você quer sair a pé de noite no centro ou prefere ficar na área rural.

Quando ir para São Thomé das Letras

Entre os roteiros disponíveis em São Tomé estão trilhas
Há belos cenários nas trilhas de São Tomé das Letras

São Thomé-MG é um destino turístico movimentado o ano inteiro, mas tem algumas épocas especiais quando ir para a cidadezinha no sul de Minas Gerais.

O momento mais movimentado quando ir para São Thomé das Letras é o Réveillon. A virada do ano na cidade mística atrai turistas do Brasil inteiro, que querem comemorar nas montanhas o Ano Novo.

Para o Réveillon 2020, há uma festa psicodélica planejada a noite da virada 2019/2020, entre outras opções de festas e comemorações de Réveillon.

– Réveillon 2020 em Minas Gerais

As férias de verão tem noites agitadas, que não raro cruzam a manhã, banhos de cachoeiras e trilhas nas matas, além dos bares e da cervejinha.

O feriado de carnaval é mais tranquilo na cidadezinha mineira: a folia é comemorada uma semana antes em São Thomé-MG, numa espécie de pré-Carnaval.

Nas férias de inverno, com temperaturas muito baixas a noite, a cidade ganha o charme das noites frias.

Mesmo em julho, auge do inverno em São Thomé, há movimento das cachoeiras, com uns mais corajosos se banhando nas águas muito geladas.

Outra boa época boa para ir para São Thomé das Letras-MG é em agosto, na Festa de Agosto de São Thomé. A programação da Festa de Agosto já trouxe artistas como Lenine e Zé Ramalho, além de Ventania, o cantor hippie que se radicou na cidadezinha.

Em outubro, no Dia das Bruxas, e nos finais de semana próximo, de novo São Thomé das Letras fica agitada, com bruxas do Brasil inteiro procurando os ares da cidade mística no interior sul de MG.

Onde fica São Thomé das Letras

Outro destaque da localização de São Thomé das Letras-MG é sua posição quase no meio entre a estrada que liga São Paulo a Belo Horizonte. Veja no mapa onde fica São Thomé das Letras-MG.

São Thomé está a 320 km de BH e a 350 km de São Paulo, a maior parte da viagem feita pela Rodovia Fernão Dias – BR 281. Três Corações é uma cidade grande perto de São Thomé das Letras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *